Estrutura Territorial

Planejamento Territorial em escalas

Nas últimas décadas, a Prefeitura de Belo Horizonte tem trabalhado com diversos conceitos de regionalização da cidade. Isso consiste na utilização de escalas que  subdividem a cidade em unidades menores.
 
A subdivisão da cidade em unidades territoriais menores potencializa a identificação das condições de vida em cada local. Dessa forma, revela a desigualdade espacial existente na cidade - em termos de disponibilidade e acesso a bens e serviços urbanos, sociais, culturais e econômicos - aponta as áreas mais carentes de investimentos públicos, bem como facilita a análise e a avaliação de políticas públicas regionais. O conhecimento das várias realidades intraurbanas é um importante instrumento de definição de prioridades, subsidiando o planejamento das políticas públicas municipais. 
 
A primeira regionalização para BH foi criada nos anos 1970, e subdividiu a cidade em 09 áreas, que são as Regiões Administrativas, também conhecidas por Regionais.
 
Com o crescimento de Belo Horizonte, o aumento da sua população e da complexidade da realidade urbana, várias outras regionalizações foram elaboradas. Nas décadas de 1990 e 2000, por exemplo, foram implantadas as Unidades de Planejamento e as Sub-Regiões do Orçamento Participativo. O mais recente desses esforços de aprimoramento foi a criação, em 2011, dos Territórios de Gestão Compartilhada.
 
 

 

 

PBH

Subsecretaria de Participação Popular
Av. Afonso Pena, 1212, Centro – 30130-003
Telefone 3277-8342 | E-mail: participe@pbh.gov.br
Todos os direitos reservados @2017 Prefeitura de Belo Horizonte
Fale Conosco