Bairros

Belo Horizonte possui 487 bairros, conforme a Lei 9.691/2009 e sua atualização pela Lei 10.698/2014.  Segundo dados do Censo Demográfico 2010, os bairros mais populosos, Sagrada Família, Buritis e Padre Eustáquio, possuem acima de 28 mil moradores. Este número é elevado, considerando que, entre os 853 municípios de Minas Gerais, apenas 14% (116) têm mais de 28 mil residentes. Dentro da mesma lógica, 70 bairros da capital têm população superior a 10 mil, mais da metade dos municípios do estado não atingem essa marca. Esses dados indicam a complexidade socioeconômica e cultural abrigada em apenas um desses grandes bairros da capital mineira.

Sendo um recorte administrativo, ou um espaço limitado por barreiras físicas, o bairro de fato ganha sentido pela identificação com população que ali enxerga suas raízes, suas relações de vizinhança, sua história. Essa comunidade projeta essa identidade nos espaços do bairro, especialmente nos espaços comuns – praças, igrejas, mercados populares, áreas de encontro e lazer.

Cada bairro constrói cotidianamente uma história local, com raízes no seu passado, mas modificado pelas decisões de hoje sobre os problemas contemporâneos e as ações do futuro.