+   -  

Inscrições abertas para o curso de doulas comunitárias

Publicado em: 08/03/2013

 

Estão abertas as inscrições para o curso de formação de doulas comunitárias. O objetivo é capacitar mulheres para realizar um trabalho voluntário nas maternidades públicas de Belo Horizonte. As doulas possuem habilidades para cuidar e ajudar a mulher que está dando à luz, transmitindo segurança à gestante para que o parto e o nascimento ocorram da melhor forma possível.

A capacitação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), em parceria com o Hospital Sofia Feldman e tem o apoio do Ministério da Saúde. As inscrições podem ser feitas por meio do telefone do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura de Belo Horizonte, o 156 e da Comissão Perinatal (3277-5053). É preciso ser do sexo feminino, maior de 21 anos e ter disponibilidade para 12 horas de trabalho semanal (plantão diurno ou noturno). O curso tem vagas para 40 mulheres.

De acordo com a coordenadora da Comissão Perinatal, Sônia Lansky, desde 2006 são feitos cursos anuais de formação. “Essa é uma prática recomendada para qualificar a assistência à mulher em trabalho de parto. Existe uma evidência científica muito forte de quem tem esse tipo de acompanhamento obtém melhores resultados perinatais e maternos”, explicou.

Mais de 500 doulas já fizeram o curso oferecido pela SMSA. Atualmente, cerca de 60 doulas estão atuando nas maternidades públicas de Belo Horizonte. Segundo Sônia, o curso é voltado para aquelas mulheres que se identificam com o trabalho voluntário. “Elas vão ter uma participação voluntária cidadã para fortalecer o SUS-BH. As doulas trazem calma, serenidade, conforto e segurança não só para a gestante, como também para o pai e para a família”, contou.

Fonte: Diário Oficial do Município - DOM

Prefeitura de Belo Horizonte

Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Compartilhada
Av. Afonso Pena, 1212, Centro – 30130-003  E-mail: portalgc@pbh.gov.br

Todos os direitos reservados @2012 Prefeitura de Belo Horizonte