Resultados alcançados

Resultados do PPR

A relevante participação social no PPR deu início a um processo de atuação conjunta voltado para a melhoria do planejamento das ações da administração municipal, com maior integração entre as áreas da PBH, e contribuiu para o aperfeiçoamento de serviços e políticas públicas. Ao todo, foram apresentadas 2.535 propostas, divididas em 19 temáticas, com destaque para mobilidade, com 374 demandas; saúde, com 304; educação, com 288; e gestão compartilhada, temática sobre a qual foram apresentadas 208 sugestões. Das propostas apresentadas, 1.574 demandas, mais de 60% do total, foram incorporadas ao Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG), documento que normatiza o planejamento de médio prazo da esfera pública, pontuando diretrizes, objetivos, programas, ações e metas a serem atingidas. Com isso, a Prefeitura assumiu o compromisso de realizar essas demandas, conforme, claro, a viabilidade de execução e a disponibilidade de recurso.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Compartilhada, os resultados do PPR foram apresentados durante a etapa de balanço do programa, que consistiu na realização de 40 encontros, com a participação de cerca de 8 mil moradores. Nas reuniões, os participantes tiveram a oportunidade de saber o status de algumas das propostas apresentadas pela comunidade por meio do PPR e obter informações sobre o mecanismo de acompanhamento do andamento das demandas. Esta fase do PPR, iniciada em outubro de 2015 no território Venda Nova 3 (VN3) e encerrada em maio de 2016 no território Oeste 5 (O5), foi fundamental para que os moradores conhecessem a maneira com que a Prefeitura absorveu as demandas apresentadas e vissem, por meio de números e fotos, os resultados alcançados a partir das sugestões.

O Planejamento Participativo Regionalizado já garantiu diversas melhorias para a cidade, o que consolida a certeza de que o futuro pode ser construído e o planejamento, aliado à gestão estratégica, é a principal ferramenta da sociedade e dos agentes públicos para fazer isso acontecer. Não há dúvidas que a participação popular é fundamental neste processo de construção e é por isso que a Prefeitura continuará contando com a atuação de cada cidadão belo-horizontino para definir prioridades e apresentar propostas, visando ao desenvolvimento da cidade e ao cumprimento do principal objetivo da administração municipal e da população: uma Belo Horizonte melhor para todos.

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