Apresentação - A Secretaria

 

Gestão Compartilhada, um modo de governar

Belo Horizonte sempre foi reconhecida como uma cidade que estimula e investe na participação cidadã na gestão do município. Com o propósito de estimular ainda mais este envolvimento, a Prefeitura de Belo Horizonte criou, em 2011, a Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Compartilhada (SMAGC).

A secretaria tem a missão de desenvolver, aperfeiçoar e integrar os espaços de diálogo visando o estreitamento da relação entre o poder público municipal e o cidadão e por isso é responsável pela coordenação de projetos como o Orçamento Participativo, o Planejamento Participativo Regionalizado e o Fórum Municipal de Associações de Bairro.  

Este Portal é o principal canal de comunicação entre a SMAGC e a população belo-horizontina. Neste espaço, o cidadão pode conhecer a estrutura da secretaria, navegar em mapas interativos sobre os serviços oferecidos na cidade, pesquisar dados demográficos e socioeconômicos de Belo Horizonte, acompanhar as obras do Orçamento Participativo, saber mais sobre as esferas participativas da capital, inclusive acompanhando a agenda de cada uma delas, e votar em enquetes sobre assuntos relacionados a participação cidadã. Além disso, através do Fale Conosco, qualquer munícipe pode enviar perguntas, sugestões, críticas ou colocações sobre assuntos relacionados à cidade.