Quem somos - A Secretaria

Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Compartilhada

QUEM SOMOS

A Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Compartilhada foi criada em 2011, com o objetivo de estimular e fortalecer o envolvimento da população na gestão da cidade e integrar os espaços de diálogo existentes em Belo Horizonte. Para exercer o compromisso de contribuir para o fortalecimento da democracia participava e, por meio dela, contribuir para a garantia de maior abrangência e eficiência nas politicas sociais e urbanas, a SMAGC possui cinco gerências principais.

Nossas Gerências

Gerência de Planejamento e Análise de Informação

O setor analisa dados socioeconômicos, demográficos e territoriais, de prestação de serviços de manutenção na cidade, das demandas apresentadas pelos cidadãos, e cria estratégias que geram maior efetividade nas ações do governo.  A gerência também é responsável por proporcionar o acesso às informações de modo mais amplo, tanto em relação ao governo, quanto à sociedade civil.  

Gerência de Colegiados

A Gerência acompanha o funcionamento das instâncias participativas de Belo Horizonte. É responsável por criar estratégias para potencializar, ampliar e incentivar a atuação integrada dos atores do poder público e da sociedade civil, através dessas instâncias de participação. Atua também na capacitação dos conselheiros e na alimentação de um sistema informatizado que organiza as informações internas dos Colegiados e dos Conselhos de Políticas Públicas.

Gerência de Participação Social

O setor cria e fornece apoio atividades e discussões que estimulam a cidadania, utilizando instrumentos de comunicação e informação, especialmente no que compete a formação de lideranças comunitárias e conselhos.  Também é seu dever oferecer apoio aos espaços de diálogo e elaborar projetos para arrecadação destinados à promoção da gestão participativa.  

Gerência de Coordenação do Orçamento Participativo

É responsável pelo planejamento e execução do Orçamento Participativo - OP Regional, OP Digital e OP da Criança e do Adolescente (OPCA), definindo a metodologia, as diretrizes e o cronograma de cada processo, em articulação com os demais órgãos da Prefeitura. Além disso, monitora todas as etapas de execução dos empreendimentos eleitos, organiza e participa das reuniões mensais com as Comissões de Acompanhamento e Fiscalização da Execução do Orçamento Participativo Regional e Municipal - Comforça.

Gerência de Coordenação do Planejamento Participativo

A gerência planeja o desenvolvimento da metodologia e diretrizes necessárias à implantação do Planejamento Participativo Regionalizado. Também é responsável por coordenar os fóruns, a mobilização, e a elaboração de informações, dados e avaliações do programa. 

PBH

Subsecretaria de Participação Popular
Av. Afonso Pena, 1212, Centro – 30130-003
Telefone 3277-8342 | E-mail: participe@pbh.gov.br
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